Páginas

GmK


Música atual: Carregando...
Ouvintes atualmente:
Máximo de ouvintes:
Status do servidor:
Status da fonte:

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Baderna na Câmara Municipal de Mossoró

Uma sequência rápida. De reflexos ágeis. Começa com o presidente da Câmara Municipal, Claudionor dos Santos (PDT), segurando com uma mão o documento original do Orçamento Geral do Município (OGM), que não entrou na pauta do dia em virtude do Legislativo ter iniciado a discussão do projeto modificativo enviado pela prefeita Fafá Rosado (DEM). Em seguida, o que se viu ontem na Câmara é o retrato fiel do que ocorre no Plenário ou nos bastidores: o vereador Francisco José da Silveira Júnior (PMN) arma o "bote", sendo observado pelo também vereador Daniel Gomes (PMDB). Os dois tentam tirar o documento das mãos de Claudionor, que estava repreendendo o vereador Lahyre Rosado Neto (PSB) por falta de decoro parlamentar. A sequência dos acontecimentos mostra um clima de animosidade entre os parlamentares, captada pelo fotógrafo e jornalista Cezar Alves, como se vê nas imagens acima e abaixo. O resultado dessa ação foi a suspensão da sessão e o encaminhamento do presidente para que a assessoria jurídica da Casa analise a possibilidade de punir os vereadores por quebra de decoro parlamentar.
Após o episódio, Claudionor atendeu a imprensa na sala da Presidência. Ele disse não ter dúvidas de que está havendo quebra de decoro parlamentar. "Vocês viram o primeiro secretário (Daniel Gomes) tentar arrancar o documento das minhas mãos, chegando a rasgar o orçamento", disse Claudionor. "Eles estão desesperados, pois estamos cumprindo a Lei Orgânica e o Regimento Interno. Quiseram até tomar o projeto das mãos do presidente. Eles deveriam aprender a ser parlamentar. Foi usado o Grande Expediente e disseram o que quiseram", disse.
O presidente afirmou que o assunto já está sendo analisado pela assessoria jurídica da Câmara Municipal. "Com certeza está havendo quebra de decoro. Vocês viram que um vereador arrancou cabo do microfone e tentou tirar o documento. Está tudo gravado. Nossa assessoria jurídica vai fazer consulta para tomar as medidas necessárias. Vamos ter calma, pois vamos ter que usar o Regimento Interno para acalmar as desordens que estão acontecendo."
Segundo Claudionor, o que ocorre na Câmara Municipal está sendo visto pela sociedade. "Isso é para a sociedade ver como a situação está. Estão atrás do poder. A sociedade espera por melhorias e a Câmara não pode levar mentiras aos servidores", comentou, acrescentando que o orçamento será votado conforme o novo calendário. "O orçamento será votado de acordo com o regimento", garantiu.
Para o presidente, se o grupo comandado por Francisco José da Silveira Júnior apregoa estar com maioria no Legislativo, significa dizer que não existem motivos para o que ele chamou de desespero. "Para que o desespero? Se eles são maioria. Nunca vi maioria ganhar com a não-verdade. E a sociedade está vendo isso. Agora não vou deixar os colegas desestabilizarem a Casa. Vocês viram colegas tentando arrancar o cabo do microfone e tirar o documento das minhas mãos", disse Claudionor dos Santos.
Francisco José Júnior acusa o presidente de ser ditador e não seguir o Regimento Interno. Tudo porque o presidente não está atendendo aos pedidos de "palavra de ordem" - que deve ser concedido a qualquer vereador que solicitar. Tanto Silveira quanto o vereador Lahyre Rosado Neto se queixam de não ter espaços para se defenderem e afirmam que Claudionor não está respeitando as normas da Câmara Municipal. Tanto que Silveira disse que processará o presidente por abuso de poder, calúnia e difamação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário