Vinte lutadores profissionais e um único objetivo: nocautear o mosquito aedes aegypti. Essa foi a ideia do Governo do Estado que promoveu, neste domingo (27/11), o MMA Contra a Dengue em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Nem a chuva desanimou os torcedores que lotaram a arena montada para o evento na Praça do Pacificador, no Centro do município.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, a ideia da campanha foi importada de Cingapura, onde a população conseguiu controlar a epidemia da doença.
- Estamos utilizando o MMA, um esporte que cresce no país, para atrair o público jovem e chamar atenção para a campanha contra a dengue. O combate à doença é uma responsabilidade de toda sociedade. O verão está chegando e nós temos um mês e meio para intensificar o combate ao mosquito – disse Côrtes, idealizador do evento.
O ministro da Saúde, José Padilha, acompanhou a competição e elogiou a iniciativa.
Na oitava luta, Gustavo “Ximu” da Silva derrotou seu adversário Henrique “Negão” de Oliveira. Em seguida, o atleta nocauteou de brincadeira dois atores vestidos de Aedes aegypti numa alusão ao combate à dengue, arrancando aplausos do público presente.
A última e mais esperada luta terminou com a vitória do brasileiro Glover Teixeira sobre o norte-americano Ricco Rodriguez, ex-campeão do UFC na categoria peso pesado. Destaque no cenário brasileiro do esporte, Glover comemorou a vitória e lembrou a importância da campanha.
Fonte: Jornal do Brasil