Páginas

GmK


Música atual: Carregando...
Ouvintes atualmente:
Máximo de ouvintes:
Status do servidor:
Status da fonte:

sábado, 7 de maio de 2011

RN vai liderar mercado de energia eólica

O Rio Grande do Norte se prepara para liderar o ramo de energia eólica no Brasil a partir do próximo leilão do setor, que acontecerá em julho. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, disse ontem, durante audiência pública na Assembleia Legislativa, que o Estado passará a gerar aproximadamente 50% da energia eólica do país.
Para Benito, o Rio Grande do Norte vai entrar no mapa mundial como gerador de energia eólica. "Seremos uma referência internacional no setor eólico", afirmou. O secretário frisou que, com o investimento nesse setor eólico, o RN será sede de um centro internacional de tecnologia em eólica. "Já foi mantido contato com os Ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia, além do Instituto de Tecnologia aqui e a Universidade", informou.
O ex-ministro e atual secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, participou da audiência e destacou o investimento do Rio Grande do Norte nesta fonte de energia natural. "Aqui há uma grande potencialidade que está sendo bem aproveitada e trabalhada", disse.
Ainda de acordo com ele, o fato de se levar a discussão sobre energia eólica ao conhecimento da sociedade "gera boas perspectivas para o futuro". "A eólica é um ponto muito positivo para investimentos", comentou.
Quem também participou da audiência foi o engenheiro José Tadeu Mateus, representante da Wobben, fabricante de aerogeradores e que já tem investimentos em território potiguar. "Temos uma fábrica na cidade de Parazinho com 200 empregos gerados de forma direta e olhe que começamos tem pouco mais de dois meses", declarou.
Ele destacou o envolvimento do Governo Estadual no empenho em trazer indústrias que atuam nesse setor para investir no Rio Grande do Norte. Vale lembrar que, em março passado, o secretário Benito Gama e a governadora Rosalba Ciarlini estiveram reunidos com um grupo de diretores das principais empresas do setor eólico do mundo.
Além disso, o Governo tem buscado soluções para dar mais fluxo a este desenvolvimento. Por exemplo, o porto de Natal já foi alvo de encontros de Rosalba e do secretário em Brasília para tratar de investimentos em sua ampliação. Por lá, os equipamentos serão desembarcados antes de seguirem para os parques eólicos no interior.
O governo também mostrou preocupação com a linha de conexão para energia eólica, o conhecido "linhão". Em Brasília, a governadora Rosalba Ciarlini esteve com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para solicitar a antecipação da conclusão da conexão para escoamento da geração de energia eólica do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário