Páginas

GmK


Música atual: Carregando...
Ouvintes atualmente:
Máximo de ouvintes:
Status do servidor:
Status da fonte:

quarta-feira, 23 de março de 2011

Presidente da Aduern afirma que falta até água no Cajim

O pre si den te da As so cia ção dos Do cen tes da Uni ver si da de do Es ta do do Rio Gran de do Norte (Aduern), Flau bert Tor qua to disse que os ser vi do res e es tu dan tes do CAJIM - Cam pus Avan ça do Prof. João Ismar de Moura estão en fren ta do sé rias di fi cul da des pela falta de re cur sos des ti na dos ao cam­pus. Se gun do ele, até mesmo o abas te ci­men to de água mi ne ral, foi sus pen so por falta de pa ga men to ao for ne ce dor. "Além de água os veí cu los da uni ver si da de não tem mais como abas te cer nos pos tos da ci da­de tam bém por falta de pa ga men to. La­men ta vel men te os te le fo nes estão todos sem con di ções de efe tuar li ga ções, o que acaba di fi cul tan do a si tua ção da co mu ni ca­ção. São mui tos os pro ble mas oca sio na­dos na que le cam pus", disse Flau bert.

Ele acres cen ta que para con se guir man ter os veí cu los fun cio nan do e im pe dir que todas as pes qui sas de campo parem e o setor ad mi nis tra ti vo deixe de fun cio nar, os veí cu los estão sendo abas te ci dos em Pau dos Fer ros, cerca de 100 de dis tan cia de Patu."Como em Pau dos Fer ros é a única ci da de mais pró­xi ma em que os pos tos ainda estão abas te cen do os veí cu los eles estão sendo des lo ca do para aque la ci da de. Mas em pouco tempo acre di to que se o re pas se dos re cur sos não forem efe tua dos pela go ver na do ra, Ro sal ba Ciar li ni a si tua ção de ve rá se com pli car ainda mais", en fa ti za.

Ele disse que do re pas se de R$ 14 mi lhões que o go ver no do es ta do de ve ria ter efe tua do para a uni ver si da de nesse ini cio de ano, ape nas R$ 6 mi lhões foram re pas sa dos. "O Rei tor Mil ton Mar que tem feito o pos sí­vel para ten tar man ter a uni ver si da de fun cio nan do, mas com um corte de mais de 50% no or ça men to fica di fí cil man ter as con tas em dia. Isso tem pre ju di ca do, não ape nas os ser vi do res, mas tam bém os es tu dan tes que so frem com a falta de con di ções de fun cio na men to da uni ver si da­de", des ta cou o pre si den te da Uduern em vista ao COR REIO DA TARDE.

A equi pe de re por ta gem pro cu rou ouvir o pro fes sor, Jo ze nir Ca lix ta de Me dei ros, di re tor do CAJIM, para que ele pu des se apre sen tar sua ver­são, mas o mesmo não se en con tra va no local. Os serr vi do res dis po ni­bi li za ram um novo nu me ro para con ta to, mas o di re tor tam bém não foi en con tra do para falar sobre a si tua ção cri ti ca em que se en con tra o cam pus de Patu.

Os pro ble mas fi nan cei ros re gis tra dos nos cam pus da Uni ver si da de Es­ta dual do Rio Gran de do Norte (UERN), não vem de hoje, nem ti ve ram ini cio esse ano. No mês de se tem bro de 2010, o di re tor do cam pus de Pau dos Fer ros, Gil ton Sam pio re ve lou a di ver sos veí cu los de co mu ni ca­ção que a crise na uni ver si da de vinha con tri buin do para a sus pen são de ati vi da des bá si cas aos es tu dan tes e po de ria com pro me ter as ati vi da des em toda a ins ti tui ção.

A cha ma da crise da UERN, como foi des cri ta pela di re to ria do cam pus aca bou, ex tin guiu a rea li za ção de aulas prá ti cas em pra ti ca men te todos os cur sos. Além disso, a di fi cul da de para ef tuar o pa ga men to de pe que­nos ser vi ços ne ces sá rios ao fun cio na men to da ins ti tui ção estão com­pro me ten do o fun cio na men to.

Para o pre si den te da Aduern, o pro ble ma nos re pas ses, in fluem ape nas em ques tões bá si cas de cus teio, e não em áreas como in ves ti men to e pa ga men to de pes soal. O que está fal tan do é o re cur so para pagar os pe que nos ser vi ços. Em sua ava lia ção, ele disse que o pior efei to pro vo­ca do pela falta de re cur sos é a pos si bi li da de de pa ra li sa ção de ati vi da­des di dá ti cas, como as aulas prá ticas.
Correio da tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário