Páginas

GmK


Música atual: Carregando...
Ouvintes atualmente:
Máximo de ouvintes:
Status do servidor:
Status da fonte:

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A Petrobras informou à Agência Nacional de Petróleo duas descobertas de indícios de hidrocarbonetos na bacia Potiguar, ambas no Rio Grande do Norte.

A Petrobras informou à Agência Nacional de Petróleo duas descobertas de indícios de hidrocarbonetos na bacia Potiguar, ambas no Rio Grande do Norte. Segundo informações do site Infomoney, as explorações ocorrem nos poços 3-BRSA-893-RN e 3-BRSA-859-DRN, nos blocos BT-POT-9 e BT-POT-8, respectivamente, sendo estimada a profundidade de 2.785 metros para o primeiro - cujas atividades estão sendo conduzidas pela sonda SAIPEM-2 - e de 4.320 metros para o último, no qual a exploração é efetuada pela sonda SAIPEM-3.

Segundo o documento enviado à agência reguladora do setor, os poços, operados pela própria Petrobras, contemplam indícios de petróleo e gás, sendo ambos em terra. Conforme informações de 9 de dezembro, as perfurações continuam.

Esclarecimento

A TRIBUNA DO NORTE procurou a Petrobras que através de nota esclareceu sobre o anúncio. Segundo a estatal, os contratos de concessão de blocos exploratórios firmados com a ANP determinam que qualquer indício de petróleo, gás natural ou outros hidrocarbonetos, dentro da área de concessão, seja notificado à ANP, em caráter exclusivo e por escrito, no prazo máximo de 72 horas, pelo operador. Essa exigência consta dos contratos-padrão da agência reguladora e é obrigação para todas as empresas concessionárias que operam no Brasil.

Ainda no texto, a Petrobras explica que "esta notificação não tem relação com a "declaração de comercialidade" da descoberta, e nem se trata de divulgação de reservas. Isoladamente, a informação sobre indícios de hidrocarbonetos encontrados não tem valor significativo para os negócios da Companhia. Por isso não gera impacto sobre as negociações com valores mobiliários da Petrobras e não necessita de divulgação. Embora seja um dado positivo, não é conclusivo. Somente se tornará relevante quando associado a novos estudos, dados e outras evidências. Neste caso, serão amplamente divulgados pela Companhia".
tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário