Páginas

GmK


Música atual: Carregando...
Ouvintes atualmente:
Máximo de ouvintes:
Status do servidor:
Status da fonte:

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Rituais de passagem ainda são tradicionais na virada do ano


O desejo de entrar o Ano-Novo com o pé direito não é apenas força de expressão. Muitas pessoas acreditam que fazer alguns rituais e simpatias ajudam a ter um ano com mais saúde, sorte e até amor. Algumas simpatias podem até parecer estranhas, mas seus autores garantem que o esforço quase sempre dá certo. É o caso da bióloga Maria Cavalcante, que adora viajar e faz tudo para passar o ano inteiro na estrada.

"Coloco uma mala grande bem no centro da sala e à meia-noite dou 15 voltas correndo em torno dela. Isso atrai muitas viagens. Faço isso todo ano e estou sempre conhecendo novos lugares", conta. Mas a criatividade das pessoas não para por aí. A lista de rituais é extensa e algumas já são bem conhecidas, como passar a virada de ano usando branco ou pular sete ondas. Já outras são inusitadas.

"Pego uma folha de louro e coloco dentro da minha carteira e do meu marido para atrair muito dinheiro", conta a auxiliar de enfermagem Débora Cardoso. Quando perguntada se a simpatia dá certo, ela desconversa: "muito dinheiro, não, mas pelo menos não falta", brinca. Para a estudante Lisandra Bezerra, a paz e o amor são o mais importante, sempre. "Há seis anos que passo o réveillon seguindo o mesmo ritual. Visto apenas roupas brancas e cor de rosa. Isso vale dos pés à cabeça".

Ela revela que, além de usar tudo nessas cores, tem que comprar tudo novo. "Das roupas íntimas aos acessórios, não uso nada que já tenha sido usado antes", explica. Ao ser perguntada por quê, ela justifica: "O ano velho fica para trás, assim como as coisas usadas. Passar a virada com tudo novo atrai coisas boas", acredita. A crença das pessoas é tão verdadeira que muitos repetem a simpatia há décadas, como a dona de casa Sônia Nogueira, que desde muito cedo realiza o mesmo ritual de boa sorte.

"Não sei nem quanto tempo faz, mas desde menina minha mãe já fazia isso e me ensinou. A gente espalha ramos de louro por toda a casa porque atrai sorte, paz, prosperidade, enfim, sentimentos bons para o lar. Depois, a gente escreve desejos nas folhas e depois da meia-noite recolhe os galhos e enterra próxima à raiz de uma árvore qualquer", ensina Sônia.

As lentilhas já são velhas conhecidas e, segundo a crença popular, atraem sorte. Por isso, em cima da mesa de Marlene Pereira não podem faltar. "As pessoas acham que a lentilha é para comer, mas não é. Tem que colocar uma travessa bem grande cheia de lentilha em cima da mesa", revela a fórmula do sucesso da simpatia. Comer durante a ceia animais que ciscam para trás, nem pensar. "Nada de frango, galinha ou peru. Só como peixe ou carne", garante.

Os homens é que parecem não ser muito adeptos às simpatias, para alguns pouco importa a cor da roupa, se ela é nova, o primordial é o pensamento positivo. "Nunca faço nada. Não tenho superstições, mas minha esposa sempre compra uma roupa amarela para eu passar o réveillon. Segundo ela, atrai dinheiro. Mas até agora eu não vi nada", brinca Tiago Souza. Independente da superstição, o que vale mesmo é o pensamento positivo e a crença de que o ritual vai dar certo.

DICAS

Para quem deseja fazer uma simpatia diferente este ano, existe uma lista quase inesgotável de opções. Basta escolher uma. Abaixo seguem os rituais muito utilizados para atrair boas energias em 2011.

Comer Damascos: ajuda a atrair uma vida sexual intensa e feliz.

Comer Melancia: atrai fertilidade e prosperidade.

Rosa branca: jogar uma flor deste tipo ao mar à meia-noite atrai proteção.

Velas: acenda velas de várias cores pela casa para atrair amor, saúde, dinheiro, paz e esperança.

Abraço: para ter sorte no amor, à meia-noite abrace alguém do sexo oposto.

Ervas e flores: para livrar o corpo das energias do ano que ficou para trás, tome banho com ervas como o louro, para atrair prosperidade e pétalas de rosas que atraem amor.

Romã: chupar sete sementes da fruta, depois embrulhar em um papel e guardar na carteira pode atrai dinheiro durante todo ano.

Para subir na vida: no momento da virada suba com o pé direito em um objeto alto, como uma cadeira. Mentalize aquele degrau como a ascensão profissional.

Champanhe: à meia-noite, pule sete vezes com o pé direito segurando uma taça da bebida na mão. Depois de pular jogue o líquido para trás para atrair sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário