Páginas

GmK


Música atual: Carregando...
Ouvintes atualmente:
Máximo de ouvintes:
Status do servidor:
Status da fonte:

quinta-feira, 3 de março de 2011

Emparn alerta para inverno rigoroso como o de 2009

Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR

No Rio Grande do Norte teremos um inverno rigoroso, como em 2009 com enchentese estragos que deixaram milhares de desabrigados em várias regiões, destruíram pontes e estradas e cidades alagadas. Esse foi um alerta do meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot, ao participar na manhã desta quarta-feira (2) de audiência pública na Assembléia Legislativa sobre os riscos de enchentes . “Evidenciamos nos últimos 15 dias aquecimento das águas do Atlântico Sul e um esfriamento nas águas do Atlântico Norte, o que garante chuvas fortes”, disse.

O meteorologista afirma que este ano já houve inundações no Agreste, os grandes açudes do Estado estão quase cheios e que a Emparn está fornecendo os dados técnicos para que sejam tomadas as devidas providências. “A barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 80% de capacidade e a Santa Cruz também está com grande volume de água. A preocupação maior é com os municípios dessas áreas, como Ipanguaçu, Baraúnas, Alto do Rodrigues e tantos outros”, disse. Para o Bistrot, os dados disponíveis até agora indicam que há grandes possibilidades de enchentes e sangria dos grandes reservatórios.

Em 2008 e 2009 os municípios de Assu e Ipanguaçu, por exemplo, sofreram com as chuvas e viram mais de quatro mil pessoas ficarem desabrigadas. Além disso, centenas de casas foram destruídas ou danificadas e a agricultura, principal fonte econômica, praticamente se perdeu toda nos dois anos. Segundo Gilmar Bristot, as informações indicam que as autoridades governamentais, população e produtores devem iniciar o planejamento para evitar ou reduzir as consequências de um inverno rigoroso e que esse debate veio na hora certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário