Páginas

GmK


Música atual: Carregando...
Ouvintes atualmente:
Máximo de ouvintes:
Status do servidor:
Status da fonte:

sexta-feira, 25 de março de 2011

Polícia Federal mata dois e prende seis durante confronto em Umarizal

Con­si­de­ra­da pela Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca como uma bem-sucedida ação po­li­cial no com­ba­te a cres­cen­te mo­da­li­da­de cri­mi­no­sa que ar­rom­ba ban­cos e cai­xas ele­trô­ni­cos com o fim de obter di­nhei­ro, uma ope­ra­ção con­jun­ta das po­lí­cias Fe­de­ral e Mi­li­tar no in­te­rior Po­ti­guar re­sul­tou em dois mor­tos e seis pre­sos du­ran­te um con­fron­to ocor­ri­do na ma­dru­ga­da de hoje (24) na al­tu­ra do mu­ni­cí­pio de Uma­ri­zal, lo­ca­li­za­do a cerca de 114 km de Mos­so­ró. Os dois sus­pei­tos mor­tos e os seis pre­sos, que du­ran­te a abor­da­gem po­li­cial es­ta­riam for­te­men­te ar­ma­dos e rea­gi­ram, se­riam in­te­gran­tes do bando que ten­tou ex­plo­dir a pa­re­de de aces­so ao cofre da agên­cia do Bra­sil do Bra­sil de Uma­ri­zal na ma­dru­ga­da da úl­ti­ma terça-feira (22). Armas e mu­ni­ções foram apreen­di­das.

Se­gun­do in­for­ma­ções re­pas­sa­das pela De­le­ga­cia da Po­lí­cia Fe­de­ral em Mos­so­ró, a ope­ra­ção acon­te­ceu na ma­dru­ga­da desta quinta-feira quan­do os po­li­ciais in­ter­cep­ta­ram em Uma­ri­zal o bando acu­sa­do de ten­tar ex­plo­dir as ins­ta­la­ções da Agên­cia do Banco do Bra­sil na úl­ti­ma terça-feira na­que­la ci­da­de. Ainda de acor­do com a PF, du­ran­te a abor­da­gem, os sus­pei­tos for­te­men­te ar­ma­dos, rea­gi­ram, opor­tu­ni­da­de em que dois mor­re­ram e ou­tros seis foram pre­sos. A ação po­li­cial acon­te­ceu no mu­ni­cí­pio de Olho D'água dos Bor­ges e na al­tu­ra do sítio Re­mé­dio, zona rural de Uma­ri­zal.

Con­for­me in­for­ma­ções da PF, as in­ves­ti­ga­ções foram mo­ti­va­das de­vi­do aos cons­tan­tes ata­ques (as­sal­tos) de gru­pos cri­mi­no­sos con­tra es­ta­be­le­ci­men­tos ban­cá­rios na re­gião que cul­mi­nou na noite de ontem (23), por volta das 23h, em uma bar­rei­ra po­li­cial em Olho D'água dos Bor­ges. Uma equi­pe de po­li­ciais fe­de­rais abor­dou um carro tipo Fiat Palio cinza (HWZ-7512/CE) com cinco ocu­pan­tes con­du­zin­do um forte ar­ma­men­to, além de uma farta mu­ni­ção e uma fu­ra­dei­ra in­dus­trial.

A PF não di­vul­gou a iden­ti­da­de dos pre­sos. No en­tan­to, in­for­mou que foram de­ti­dos um ser­ven­te de pe­drei­ro, de 28 anos, com uma pis­to­la ca­li­bre 380 e um re­vól­ver ca­li­bre 38; um agri­cul­tor, de 21 anos; um vi­dra­cei­ro, de 27 anos; um es­tu­dan­te, de 23 anos; e um au­xi­liar de pro­du­ção, de 36 anos. As armas e mu­ni­ções apreen­di­das foram: um fuzil ca­li­bre 7mm, uma es­pin­gar­da ca­li­bre 32, um re­vól­ver ca­li­bre 38, dez car­tu­chos de ca­li­bre 12, 11 car­tu­chos de ca­li­bre 380 e 31 car­tu­chos fuzil 7mm.

Dando con­ti­nui­da­de a ope­ra­ção, a equi­pe da PF, com base em in­for­ma­ções re­pas­sa­das pelos pró­prios pre­sos, re­tor­nou a re­gião de Uma­ri­zal e lo­ca­li­zou a fa­zen­da onde se en­con­tra­vam es­con­di­dos os de­mais in­te­gran­tes do grupo. Ao che­ga­rem ao local, os po­li­ciais foram re­ce­bi­dos à bala e rea­gi­ram, re­sul­tan­do na morte dos sus­pei­tos iden­ti­fi­ca­dos como José Aran­di de Oli­vei­ra Paiva e Diego Hud­son Cor­tez, "Pavio", e na pri­são de uma mu­lher. In­for­ma­ções pre­li­mi­na­res apon­tam que os dois sus­pei­tos mor­tos se­riam mo­ra­do­res dos mu­ni­cí­pios de Uma­ri­zal e de Patu. Os cor­pos foram re­mo­vi­dos por uma equi­pe do Itep/Mos­so­ró para ne­crop­sia na uni­da­de pe­ri­cial e pos­te­rior li­be­ra­ção para ve­ló­rio e se­pul­ta­men­to.
Os sus­pei­tos pre­sos foram con­du­zi­dos para a De­le­ga­cia da Po­lí­cia Fe­de­ral em Mos­so­ró e serão en­qua­dra­dos nos ar­ti­gos 288 CP e ar­ti­gos 14 e 16 da lei 10826/03, como tam­bém no ar­ti­go 155 c/c ar­ti­go 14 CP. As armas e mu­ni­ções apreen­di­das com o grupo tam­bém foram en­ca­mi­nha­das para a uni­da­de po­li­cial. Uma en­tre­vis­ta co­le­ti­va com o de­le­ga­do Fran­cis­co José Mar­tins da Silva, ti­tu­lar da De­le­ga­cia da PF em Mos­so­ró, foi mar­ca­da para às 15h de hoje, na Sede da uni­da­de, onde devem ser apre­sen­ta­das mais in­for­ma­ções sobre a ope­ra­ção que con­tou com apoio do Grupo Tá­ti­co Ope­ra­cio­nal de Patu e do Gru­pa­men­to da PM de Olho D'água dos Bor­ges.

Com­ba­te ao crime

A caça ao bando que ata­cou a agên­cia do Banco do Bra­sil de Uma­ri­zal co­me­çou logo em se­gui­da da ação cri­mi­no­sa. Equi­pes de po­lí­cias se­gui­ram com di­li­gên­cias pela re­gião com o fim de cap­tu­rar os cri­mi­no­sos. Um gran­de apa­ra­to po­li­cial foi mon­ta­do para cer­car e pren­der a qua­dri­lha. Po­li­ciais da re­gião es­ti­ve­ram mo­bi­li­za­dos para ten­tar lo­ca­li­zar os in­te­gran­tes do bando que já teria atua­do em ou­tros cri­mes se­me­lhan­tes ocor­ri­dos no in­te­rior Po­ti­guar.

O ata­que ao BB de Uma­ri­zal se deu por volta das 3h desta terça-feira quan­do, se­gun­do in­for­ma­ções pre­li­mi­na­res, pelo menos oito ho­mens for­te­men­te ar­ma­dos in­va­di­ram o mu­ni­cí­pio e se di­vi­di­ram entre a de­le­ga­cia de po­lí­cia civil local e o BB, onde usa­ram di­na­mi­te para ten­tar ar­rom­bar uma pa­re­de la­te­ral que dá aces­so ao cofre da agên­cia. Foram en­con­tra­dos no local ves­tí­gios de ex­plo­si­vos, mas não houve ne­nhum dano à es­tru­tu­ra do pré­dio do banco.

Essa não foi a pri­mei­ra vez que a agên­cia foi alvo da ação de ban­di­dos que ar­rom­bam ban­cos e cai­xas ele­trô­ni­cos com o fim de ob­te­rem di­nhei­ro. Em ação cri­mi­no­sa ocor­ri­da no mês de julho do ano pas­sa­do, cinco ban­di­dos in­va­di­ram a agên­cia de Uma­ri­zal e, com ex­plo­si­vos, de­to­na­ram três cai­xas de au­toa­ten­di­men­to, le­van­do todo o di­nhei­ro. Com o im­pac­to da ex­plo­são, o teto da agên­cia, que ficou to­tal­men­te des­truí­da, che­gou, in­clu­si­ve, a cair

correio da tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário