Páginas

GmK


Música atual: Carregando...
Ouvintes atualmente:
Máximo de ouvintes:
Status do servidor:
Status da fonte:

sexta-feira, 25 de maio de 2012

RN receberá 10 milhões de reais para combater a seca


Cézar Alves
Estado vive a pior seca dos últimos 30 anos
O Nordeste enfrenta a pior seca dos últimos 30 anos e, para amenizar o problema, o governo federal está intensificando as ações de enfrentamento. O Rio Grande do Norte aderiu ao Programa Água Doce e receberá 10 milhões de reais, para enfrentar a seca em 30 dos municípios potiguares. A portaria do Ministério da Integração Nacional autorizando a liberação dos R$ 10 milhões, em parcela única, para assistência às vítimas da seca no Estado foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

O recurso será destinado para a instalação de sistemas simples de dessalinização, constituído pelo poço, dessalinizador e o chafariz de distribuição da água para a população – e do poço de contenção dos rejeitos, o que impede a contaminação do solo. Cerca de 90 mil pessoas que habitam essas regiões serão beneficiadas, recebendo água potável para consumo.

Sistema

O convênio prevê a instalação do sistema, gestão, treinamento e acompanhamento da população para uso do maquinário e a manutenção. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a intenção é que o envolvimento da população local no processo, treinada adequadamente para manusear o equipamento, garantirá a preservação e a sustentabilidade do sistema.

Uma unidade piloto já havia sido instalada no estado, no município de São José do Seridó, e atualmente é autossustentável. Além deste convênio, o MMA está estabelecendo parceria com a Fundação Banco do Brasil para recuperar 12 sistemas de dessalinização simples instalados no estado, que estão inutilizados pelo desgaste e falta de manutenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário