Páginas

GmK


Música atual: Carregando...
Ouvintes atualmente:
Máximo de ouvintes:
Status do servidor:
Status da fonte:

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Agricultores fazem mobilização para abrir comporta do açude do Rodeador

Agricultores e representantes dos movimentos sociais e sindicais dos municípios de Umarizal, Caraúbas e Olho D'água dos Borges promovem hoje, às 8h, uma mobilização popular para pressionar o Governo do Estado a reabrir a comporta do açude do Rodeador, distante 11km de Umarizal. O evento acontecerá na frente do Açude do Rodeador, em Umarizal.
A falta de abastecimento de água, segundo os agricultores, vem acontecendo desde a construção do açude do rodeador, em 1994, quando, no período seco, a água fica represada no açude e não chega às comunidades ribeirinhas. Segundo dados da Secretaria de Recursos Hídricos, o açude do Rodeador opera hoje 75% da sua capacidade máxima e há estudos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARN) que mostram que o açude tem água suficiente para abastecer o lençol freático do Rio Umari, sem prejudicar o abastecimento das cidades de Umarizal e Rafael Godeiro.
As comunidades fizeram um abaixo-assinado que pedia a liberação das águas. O documento foi entregue à Secretaria de Recursos Hídricos no dia 7 de outubro. Os agricultores tiveram como resposta que há uma obra impedindo a liberação das águas do Açude do Rodeador.
A mobilização tem o objetivo de mostrar ao poder público os problemas enfrentados pelas comunidades, pedir a liberação das águas e pressionar o Governo estadual a finalizar a obra que se arrasta desde fevereiro deste ano.
BARRAGENS
Agricultores do Médio Oeste vivem o dilema da seca numa das regiões mais beneficiadas com os recursos hídricos. Embora esteja entre as barragens de Umari, em Upanema e Santa Cruz do Apodi, em Apodi, que juntas reúnem mais de 900 milhões de metros cúbicos de água, os trabalhadores amargam os anos sem chuva por não conseguirem produzir ou manter os animais no pasto.

fonte : jornal de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário