Páginas

GmK


Música atual: Carregando...
Ouvintes atualmente:
Máximo de ouvintes:
Status do servidor:
Status da fonte:

sábado, 16 de outubro de 2010

Estado cede à pressão popular e abre comportas do açude Rodeador

Umarizal - A Companhia Estadual de Recursos Hídricos (SERHID) se antecipou à mobilização social dos municípios de Umarizal, Caraúbas e Olho D'água do Borges e abriu as comportas do açude Rodeador, para perenizar o braço do rio Umari, que corta toda a microrregião de Caraúbas.
Mesmo assim, trabalhadores e lideranças dos movimentos sociais mantiveram a mobilização e reuniram mais de 200 trabalhadores para acompanhar a ação de abertura das comportas, realizada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN).
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caraúbas (STTR), José Maria Junior, na segunda-feira, 18, técnicos da Serhid estarão em Umarizal para fazer uma análise da vazão liberada e os ajustes necessários de acordo com as normas da Secretaria.
A discussão foi iniciada porque, como o inverno ficou abaixo da média, o rio Umari não está perenizado, fazendo baixar o nível do lençol freático, acabando com as águas rasas que alimentam os cacimbões e pequenos poços. "A ideia com a abertura das comportas é que o lençol freático seja alimentado e os poços voltem a ter água", disse Junior.
A situação já está muito grave no semiárido nordestino. Na região de Caraúbas e Umarizal os cacimbões começaram a secar, prejudicando as famílias que não conseguem manter as pequenas irrigações e, muitas vezes, colocando em risco a situação do gado. "É um ano muito ruim, não tivemos produção, todas as atividades estão comprometidas. Agora, só podemos esperar que o ano que vem seja melhor de chuva", complementou Zé Maria Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário