Páginas

GmK


Música atual: Carregando...
Ouvintes atualmente:
Máximo de ouvintes:
Status do servidor:
Status da fonte:

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Produção de mel no RN tem queda de 80%


A falta de inverno neste ano, que ficou muito abaixo da média, deve reduzir a produção de mel de abelha no Rio Grande do Norte em até 80%. A Cooperativa Potiguar de Apicultura (COOPAPI) trabalha numa perspectiva de 50 toneladas, se conseguir recolher a produção de várias outras regiões do Estado. No ano passado, os trabalhadores conseguiram comercializar 250 toneladas.
Segundo a presidente da Cooperativa, Fátima Torres, a situação é muito difícil para as 210 famílias de Apodi que vivem da apicultura, sem falar nos vários trabalhadores no RN que usam a Coopapi para escoar sua produção familiar. "Na região só choveu 300 milímetros, mais da metade do que estávamos esperando", lamentou Fátima.
Sem a florada apícola, responsável pela alimentação das abelhas, o jeito é improvisar. Os cooperados estão sendo capacitados para atuar com outras culturas, numa tentativa de driblar a crise causada pela falta de chuva.
A queda na produção potiguar foi registrada no momento em que o Brasil se reafirma no mercado internacional. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE), até agosto de 2010, a exportação brasileira de mel aumentou 30% com relação ao mesmo período do ano passado. Já são cerca de 1.689.093 quilos, com um preço médio de US$ 2,89/kg. O Nordeste foi responsável por 51,9% das exportações brasileiras de mel, ou seja, mais da metade com 877,30 toneladas e uma receita de US$ 2,52 milhões.
Apicultores de todo o mundo se reuniram nesta semana em Natal, no X Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura, que foi realizado no Centro de Convenções de Natal, com encerramento ontem, para discutir as novas tecnologias e as dificuldades do setor. De acordo com Fátima Torres, a região do semiárido foi indicada como a melhor área do mundo para a produção do produto, dada a sua característica, que possibilita um produto dentro dos padrões agroecológicos.
Durante o evento, foi realizado o simpósio "Controle de qualidade dos produtos apícolas com vistas à exportação", ministrado pelo especialista espanhol e assessor técnico do Ministério da Agricultura na Espanha, Salvador RioLobos Rendon, a doutora em Farmácia pela USP, Lígia Bicudo Muradian, e o engenheiro brasileiro e gerente de exportação Taciano Silva.
Esse tema interessa aos apicultores do Rio Grande do Norte que aparecem entre os principais produtores do país, ficando, em 2008 e 2009, na segunda colocação nacional, sobretudo a partir do que está sendo produzido na região Oeste.
O CONGRESSO
O X Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura teve como tema principal O Meio Ambiente e a Apicultura no Agronegócio e é promovido pela Federação Iberolatinoamericana de Apicultura (FILAPI), Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e o SEBRAE, com a realização da Federação Apícola do Rio Grande do Norte (FARN).
Foram quatro dias de extensa programação que incluiu conferências, mini-conferências, rodada de negócios, concursos, feira internacional, visitas técnicas pós-congresso e simpósios, reunindo pesquisadores de renome internacional.

fonte: jornal de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário